Émile Peynaud

O vilarejo de Madiran, sudoeste francês, ao pé dos Pirineus, forma uma fronteira natural entre a França e a Espanha, e é a casa de grandes vinhos.

Não por acaso, foi lá que, em 29 de junho de 1912, nasceu Émile Peynaud, que viria a ser uma referência universal da enologia.

Émile Peynaud começou sua carreira aos 16 anos, em Bordeaux, e acabou se tornando, mais tarde, professor de enologia da Universidade de Bordeaux. Morreu em 18 de julho de 2004, aos 92 anos, como um cientista do vinho. O mais proeminente deles.

Peynaud conduziu importantes pesquisas de laboratório, mas sua maior contribuição aconteceu atuando como consultor para mais de 100 produtores de Bordeaux, assim como para vinícolas italianas, espanholas, americanas..

Ao longo de sua vida profissional, Émile Peynaud dedicou seu tempo a resolver os mistérios da produção de vinhos, insistindo na importância da ciência para a moderna indústria da vinificação. Ele assumiu a missão de ajudar a eliminar os acidentes na produção de vinho, levando conhecimento aos produtores. É dele a famosa frase “ignorante só faz vinho bom, por acidente”.

Ele insistia que o estilo e o caráter de um vinho dependem tanto das condições da natureza, como das escolhas humanas.

E seu princípio era de que o conhecimento deveria ser difundido aos produtores, de forma a tornar-se parte da prática diária. “Quanto mais rápido o progresso científico avança, maior o risco de alargar o fosso entre o que sabemos, e o que fazemos”, dizia ele.

Devemos a Peynaud, por exemplo, a conscientização dos produtores a respeito da importância do controle da temperatura do vinho, principalmente durante a fermentação. Foram seus estudos e intervenções, além da sua influência, que mostraram que, mesmo representando altos incrementos de custo no processo, maior controle significava maior qualidade, e possibilidade de produzir excelentes vinhos mesmo em climas mais quentes.

Outra importante área de pesquisa na carreira de Peynaud foi a fermentação malolática, que ao transformar o ácido málico em lático, reduz a acidez e adiciona riqueza e textura ao vinho, além de estabilizá-lo naturalmente. Esse processo era chamado por Peynaud de “fase de acabamento”. Foi ele quem desmistificou esse processo, descobriu e ensinou como controlá-lo.

Creditam-se a Peynaud as mudanças de estilo dos vinhos de Bordeaux. Foi a sua ativa participação junto aos produtores que fez os vinhos brancos tornarem-se menos azedos e vegetais, e os tintos mais completos em sabor e menos adstringentes.

Para nós, amantes do vinho, ficou uma lição: “Beber vinho não é um prazer solitário, mas comunicativo.” Quem disse isso foi justamente Émile Peynaud, conforme citamos em outro artigo. Aliás, se quiser ler outras frases célebres sobre vinhos, clique aqui.

Para encerrar, um brinde, o nosso agradecimento, e nossas homenagens, a Émile Peynaud.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em